Redes Sociais

Twitter Facebook

Moodle

Acesso ao Moodle

Newsletter




1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

Prezado(a)s Senhore(a)s Conselheiros(a)s,

A Controladoria-Geral da União (CGU) está promovendo a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial), que tem como tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. A 1ª Consocial deverá, com a participação de todos os segmentos da sociedade, traçar diretrizes de atuação para promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

A etapa nacional da 1ª Consocial será realizada entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, mas a mobilização da sociedade já começa agora, em abril de 2011, com a convocação das conferências estaduais pelos Governadores e com os preparativos para as conferências municipais, que começam a ser realizadas a partir de julho. Os encontros estaduais deverão acontecer a partir de novembro deste ano.

O papel de cada Conselho de Política Pública e demais instâncias de controle social é de suma importância neste processo. Muitas das propostas e diretrizes construídas nas etapas preparatórias serão oferecidas ao Poder Público local para que sejam utilizadas no desenvolvimento de ações para o incremento das políticas de transparência e controle social em cada região. Portanto, a 1ª Consocial não é um fórum de discussões apenas nacional ou de interesse exclusivo do Governo Federal.

Além disso, um dos Eixos Temáticos aprovados pela Comissão Organizadora Nacional é justamente “A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle”. Por esse motivo, determinou o Regimento Interno que houvesse a participação de representantes dos Conselhos, tanto na formação das Comissões Organizadoras Locais, como no conjunto de delegados eleitos em cada etapa convocada.

A Controladoria-Geral da União, por iniciativa do seu Ministro-Chefe, convidou todos os Governadores de Estado para participarem da 1ª Consocial, convocando e realizando as conferências estaduais. Em breve, os Governadores também poderão encaminhar convites às Prefeituras, sugerindo a convocação de conferências nos municípios. Cada etapa local convocada encaminha propostas e elege delegados (com percentual destinado exclusivamente aos representantes dos Conselhos) para a etapa posterior. O processo culmina com a realização da etapa nacional, em maio de 2012, em Brasília.

A CGU gostaria de contar com o apoio das Senhoras e dos Senhores para a mobilização da sociedade local e dos Conselhos de Políticas Públicas e demais instâncias de controle social para as etapas preparatórias da 1ª Consocial. Outras informações importantes podem ser obtidas pelo endereço eletrônico conselho-consocial@cgu.gov.br ou por meio do site www.cgu.gov.br/consocial.

A Consocial nas Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100002051370894
Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=110489440
Twitter: http://www.twitter.com/consocialCGU

Mais Opções:

Imprimir (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS

Voltar para o Topo