Redes Sociais

Twitter Facebook

Moodle

Acesso ao Moodle

Newsletter




Conselho do Idoso organiza manifestação

IDOSOS SOFREM POR AGRESSÃO E ABANDONO

Os dados da coordenação do Disque Idoso do Paraná são alarmantes. A cada dia aumentam as denúncias por agressão e abandono. Afora o abandono familiar, não possuímos uma política publica nacional estruturada e sistêmica para corrigir as injustiças cometidas contra os nossos idosos. E mesmo com a conquista do Estatuto do Idoso, ainda são poucas as instituições que o defendem e o colocam em pratica. E como o número de pessoas com mais de 65 anos cresce dramaticamente e, em 2020, será o dobro do que é hoje, o quadro é preocupante. E os dados do Disque Idoso confirmam esta realidade. Veja:
Total de situações atendidas pelo Disque Idoso Paraná no período de outubro de 2003 a maio de 2010: 22.000(vinte e duas mil situações), sendo 9.000 (nove mil) delas por denúncias.

TIPOS DE DENÚNCIAS MAIS COMUNS:

1)Agressões verbais, psicológica, física e por uso de substância psicoativas – 36,5%; 2)Negligência/Abandono – 27,5%; 3)Apropriação indébita – 16%; 4)Abusos/desrespeito/discriminação – 6%; 5)Cárcere privado – 6%; 6)Vulnerabilidade socioeconômica – 3%; 7)Ameaça de morte – 2,9%; 8)Invasão de propriedade – 2,3%.

15 DE JUNHO – DIA “INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLENCIA CONTRA A PESSOA IDOSA”.
Manifestações em todo Paraná.
Em Curitiba, às 9:00 horas na Biblioteca Pública, palestra e às 12:00 horas ato na Boca Maldita.
COMPAREÇA.
CEDI/PR – Conselho Estadual dos Direitos do Idoso

Disque Idoso Paraná/SETP
Fone e fax: 0800 41 0001 gratuito para toda a população. E-mail: disqueidoso@setp.pr.gov.br

Mais Opções:

Imprimir (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS

Voltar para o Topo