Redes Sociais

Twitter Facebook

Moodle

Acesso ao Moodle

Newsletter




Inscrições abertas para Capacitação sobre Gestão do Programa Bolsa Família no Município, em Curitiba/PR

Inscrições abertas para Capacitação sobre Gestão do Programa Bolsa Família no Município, em Curitiba/PR

Apresentação

O Sistema de Cadastramento Único constitui-se, cada vez mais, como uma ferramenta imprescindível para a execução de políticas públicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, que registra quem são e quais são as suas verdadeiras necessidades. O principal programa do plano Brasil Sem Miséria, por exemplo, o Programa Bolsa Família seleciona seus beneficiários por meio do Sistema de Cadastro Único.

A gestão do programa ocorre de forma descentralizada. Os Municípios, por meio das suas Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, são os responsáveis pelo acompanhamento das condicionalidades do programa, bem como por proporcionar às famílias o acesso aos serviços públicos de assistência social, educação e saúde, objetivando a melhoria na qualidade de vida dos beneficiários do PBF.

Os resultados do acompanhamento das condicionalidades são medidos por meio de índices (IGD-M), que refletem nos valores que são repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social para os Municípios utilizarem na Gestão do Programa Bolsa Família.

O Sistema é a ferramenta responsável pela administração dos benefícios financeiros do PBF que permite ao usuário realizar consultas e manutenções de benefícios, além da visualização de relatórios a respeito da situação geral dos benefícios em um estado ou município e demais conteúdos relacionados a operacionalização da administração de benefícios.  Estamos desenvolvendo capacitação na Gestão do Sistema Financeiro do Cidadão – SIBEC, como forma de proporcionar aos servidores municipais possibilidade de qualificação nas ferramentas que são disponibilizadas pelo MDS, e CEF, para Gestão do Programa Bolsa Família.

 Objetivo:

Capacitar e qualificar Trabalhadores Operadores Máster e Usuários do Sistema de Benefícios do Cidadão, Gestores Municipais do Programa Bolsa Família e operadores do CADÚNICO.

Público:

Secretários de Assistência Social,  Saúde e Educação, Trabalhadores que atuam na área da Assistência Social (CRAS e CREAS), Saúde e Educação, assessores, consultores, procuradores jurídicos e conselheiros municipais, Servidores do Controle Interno.

Metodologia: As aulas serão expositivas e dialogadass com uso de equipamentos de informática e acesso à internet, aliando a discussão teórica com exercício prático em cada módulo, conforme a necessidade do ministrante.

Observação: As inscrição no treinamento pode ser custeada com recursos do Índice de Gestão Descentralizada – IGD-M, conforme orientação que se extrai do caderno do IGD-M, versão 2011, publicada no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.

Ministrantes:

 Professor Marcus Gularte.

Pedagogo, Técnico da Assistencial Social, Coordenador do PBF em Bagé (RS) desde 2003 e Consultor na área de Gestão do Programa Bolsa Família e Cadastro Único em diversas Prefeituras do RS, Instrutor na DPM – Delegações de Prefeitura Municipais em Porto Alegre no e no ISMAM – Instituto Sul Mineiro de Administração Municipal – MG.

Professor Carlos Eleandro de Oliveira:

Administrador, Teólogo e Telecomunicador. Especialista em Gestão de Pessoas, Gestão Social e Desenvolvimento Social – John Hopinks University. Mestrando em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MODULO I – GESTÃO DE CADASTRO ÚNICO V 7.4

1. Cadastro Único;

2. Entrevistas;

3. Configurações do Sistema Cadastro Único V 7.4;

4. Conhecendo o Sistema Cadastro Único V7.4;

4. Operando o Sistema de Cadastro Único V7.4;

5. Relatórios Interface do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV;

6. Relatórios do Cadastro Único 7.4

MODULO II – GESTÃO DE CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E IGD-M

1. Programa Bolsa Família;

2. Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família – SIGPBF;

4. Sistema de Relatórios do Cadastro Único – CECAD;

6. Índice de Gestão Descentralizada – IGD-M;

7. Como é calculado o IGD-M;

9. Critérios dos incentivos financeiros

MODULO AVANÇADO – GESTÃO SISTEMA DE BENEFÍCOS – SIBEC e CADASTRO ÚNICO V 7.4.

1. Sistema de Benefícios Cidadão – SIBEC

3. Operando o Sistema de Cadastro Único V7.4

4. Exclusões

4. Troca de Titularidade

5. Ocorrências/Pendências

Datas:

 24 de abril – quinta-feira – das 13h00 às 17h00

25 de abril – sexta-feira – das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

08 de maio – quinta-feira – das 13h00 às 17h00

09 de maio – sexta-feira – das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

22 de maio – quinta-feira – das 13h00 às 17h00

23 de maio – sexta-feira – das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Carga horária: 36 horas aula

Local: Curitiba/PR

Investimento: R$ 590,00 no boleto a vista ou parcelado no cartão de crédito.

Para este curso, ex-alunos que apresentarem certificado de curso realizado junto ao CEDEPS e estudantes terão 10% de desconto no pagamento a vista. Prefeituras que inscreverem mais de 05 profissionais também possuem desconto. Informações em cedeps@cedeps.com.br ou (41) 3527-8650.

IMPORTANTE: Caso não haja o número mínimo de 40 participantes, o curso será cancelado e valor devolvido na íntegra.

 

Todos participantes que obtiverem no mínimo 75% de presença receberão certificado.

Informações: (41) 3527-8650 ou pelo e-mail cedeps@cedeps.com.br

 

Inscrições: www.cedeps.com.br/inscricoes

Mais Opções:

Imprimir (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS Palavras-chave: , , ,

Voltar para o Topo