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Gestão de Cadastro Único

 GESTÃO  DE CADASTRO ÚNICO

Apresentação

 O Sistema de Cadastramento Único constitui-se, cada vez mais, como uma ferramenta imprescindível para a execução de políticas públicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, que registra quem são e quais são as suas verdadeiras necessidades. O principal programa do plano Brasil Sem Miséria, por exemplo, o Programa Bolsa Família seleciona seus beneficiários por meio do Sistema de Cadastro Único.

Cada vez mais cresce a utilização desse sistema, tanto por parte dos Governos Federal e Estadual, assim como pelos Municípios, que devem selecionar os beneficiários dos seus programas sociais através desta poderosa ferramenta de cadastramento e caracterização das famílias.

Cabe aos Municípios a gestão do sistema, conforme pactuação com o Governo Federal – o que não poderia ser diferente, pois é o Poder Público local que conhece a realidade das famílias que devem ser cadastradas. Deve, assim, zelar pela integridade das informações constantes do Sistema de Cadastro Único, pois trata-se de um sistema nacional que possibilita o acesso não apenas das informações do próprio Município, mas de todas as famílias cadastradas no sistema.

Motivados pela importância dessa ferramenta para os Municípios, estamos realizando esse treinamento, que abrange desde conceitos básicos do programa até a sua operação avançada e integração com outros sistemas do Governo Federal.

 

OBSERVAÇÃO: A taxa de inscrição no treinamento pode ser custeada com recursos do Índice de Gestão Descentralizada – IGD-M, conforme orientação que se extrai do caderno do IGD-M, versão 2011, publicada no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.

 

Objetivo

Capacitar e qualificar servidores municipais do CRAS, CREAS, Secretários Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, Assistentes Sociais, entrevistadores, cadastradores e operadores do CADÚNICO.

 

Carga horária

24 horas/aula.

 

Público

Secretários de Assistência Social,  Saúde e Educação, Trabalhadores que atuam na área da Assistência Social (CRAS e CREAS), Saúde e Educação, assessores, consultores, procuradores jurídicos e conselheiros municipais, Servidores do Controle Interno.

 

Conteúdo Programático

1. Cadastro Único

1.1 Conceito

1.1.1 Público alvo do sistema

1.1.2 Cadastramento de comunidades tradicionais

1.1.3 Cadastramento de públicos especiais

1.1.3.1 Benefício de Prestação Continuada

1.1.3.2 Moradores de Rua

1.1.3.3 Programa Minha Casa Minha Vida

1.2 Legislação aplicável

1.3 Fiscalizações Externas na Gestão Municipal

1.5 Comitê Gestor do Cadastro Único

1.6 Aplicação dos Recursos do IGD

2. Entrevistas

2.1 Conceito

2.2 Formulários do Cadastro Único

2.3 Desenvolvendo a entrevista

2.4 Preenchimento de formulários (20% dos cadastros devem ser atualizados através de visitas domiciliares)

2.5 Solicitação de Formulários

3. Configurações do Sistema Cadastro Único V 7.4

3.1.1 Certificados de acesso ao site

3.1.2 Configuração do navegador de acesso ao site

3.1.3 Cadastramento de visitadores

3.1.4 Cadastro de usuários

4. Conhecendo o Sistema Cadastro Único V7.4

4.1.1 Acesso o sistema

4.1.2 Conceitos

4.1.3 Busca de família

4.2.1 Visualização dos dados da família

4.2.2 Visualização dos dados de pessoa

4.2.3 Buscar famílias através do CPF

4. Operando o Sistema de Cadastro Único V7.4

4.1 Cadastro de Famílias

4.1.1 Conceito

4.1.2 Localizando famílias já cadastradas

4.1.3 Digitação de cadastros novos

4.2 Atualização Cadastral

4.2.1 Conceito

4.2.1 Atualizando os dados dos cadastros

4.3 Transferências

4.3.1 Conceito

4.3.1 Transferências de pessoas para cadastro novo

4.3.2 Transferências de pessoas para cadastro já existente

4.3.3 Transferências de famílias para cadastro novo

4.3.4 Transferências de famílias para cadastro já existente

4.3.5 Transferências de famílias de outros municípios

4.4 Exclusão

4.4.1 Conceito

4.4.2 Exclusão de pessoas

4.4.3 Exclusão de famílias

5. Relatórios Interface do Programa Minha Casa Minha Vida PMCMV

5.1 Emissão de Relatórios para o PMCMV

6 Relatórios do Cadastro Único 7.4

6.1 Relatórios Sintéticos

6.2 Relatórios Analíticos

7. Integração do Cadastro Único com o SIBEC

7.1 Reflexos das alterações do CAD no SIBEC

 

Mais informações e solicitação de propostas em cedeps@cedeps.com.br

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