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Líder Pleno – A maestria da liderança

Introdução

A característica mais distinta entre empreendimentos prósperos e os que lutam com dificuldades é a presença e a qualidade da liderança em todos os níveis.

Não são os produtos e serviços oferecidos por uma organização, pois estes podem mudar e, além disso, os concorrentes podem copiá-los, e é isso que fazem. Não são os funcionários, em particular. Todos os dias, os mesmos trocam de organizações.

O que vai gerar resultados que duram é a liderança que mantêm a excelência, de um líder para outro, de um departamento para outro, de uma divisão para outra.

Você pode tornar-se um(a) líder pleno, sabendo exatamente como liderar.

Objetivo

Facilitar, ampliar e melhorar o desempenho individual através de conhecimento e desenvolvimento de potencial inexplorado ou subutilizado para aplicar modernas técnicas de liderança.

Ao término do curso o participante terá condições de atuar assertivamente como líder ou se já estiver ocupando uma posição de liderança melhorar a sua capacidade de atuação para trabalhar com excelência, alavancar os resultados e alcançar as metas pessoais e da equipe.

Carga horária

56 horas

Metodologias

Educação experiencial – Processo através do qual um indivíduo constrói conhecimento, habilidade e valor a partir de experiências diretas, significativas com reflexões e análises orientadas. Os novos conhecimentos são descobertos pela ação, proporcionando uma aprendizagem onde a pessoa é o agente construtor.

Análise de filmes e estudo de casos – Com filmes e estudo de casos a pessoa constrói percepções e aprendizados usando a experiência de outros indivíduos.

Técnicas de coaching – Coaching é uma técnica usada com o objetivo de criar as condições para que um profissional aprenda e se desenvolva, aumentando a sua capacidade de ação, tendo como benefícios trabalhar em alto desempenho. Dessa forma constrói melhores resultados de maneira mais eficiente, tornando-se mais bem preparado para lidar com mudanças e adversidades.

Processamento dos aprendizados e transferência – Com perguntas diretas para toda a equipe e outras formas desafiadoras (Processamento não verbal, SWOT Análise e questionamentos diretos), serão discutidos e analisados os conceitos apresentados no treinamento, extraindo os aprendizados e fazendo a correta transferência para o dia a dia.

Módulos Serão 4 módulos. Ema cada um, serão trabalhadas 4 competências. Os módulos serão distribuídos da seguinte forma:

1. Do Primeiro ao Terceiro Módulo (Total de 48 horas)

a. Dia 1 – Desconstrução e Construção Conceitual com dinâmicas de grupo, análise de filmes e estudo de caso, tarefas complementares;

b. Dia 2 – Atividades Vivenciais;

c. Duas sessões de Acompanhamento;

d. Avaliação.

2. Quarto Módulo (Total de 8 horas)

a. Dia 1 – Atividades Experienciais com desafios ao ar livre.

Competências que serão trabalhadas

FOCO – Não importa o que aconteça o líder precisa manter o foco e nunca vacilar, ou seja, sempre permanecer firme no que for estabelecido.

VISÃO AMPLIADA – Um líder tem que ter visão ampliada, conhecimento tácito e explícito.

COMUNICAÇÃO CLARA e SABER OUVIR – O grande fator de diferenciação entre as pessoas é uma comunicação eficiente, ou seja, clara, com uma mensagem simples e objetiva. Um líder deve ouvir mais do que falar para compreender.

SABER SERVIR – O líder pleno vê a si próprio, acima de tudo, como servo. Grandes líderes fazem o mesmo, são líderes servidores

COMPROMETIMENTO – O nosso empenho tem grande peso na construção do nosso sucesso como líderes. O comprometimento nunca é individual, depende de outras pessoas. Então, o líder que não se compromete com o sucesso dos outros, como os clientes ou a própria empresa, dificilmente verá o seu próprio sucesso.

PLANEJAMENTO – Quando um líder planeja bem suas ações e é altamente eficiente no seu senso de urgência, consegue ser mais abrangente nas suas conquistas, já que o esforço mental é mais importante que o físico. Quem não se planeja trabalha mais com os músculos e terá como resultado uma baixa produtividade.

CONFRONTAÇÃO POSITIVA – O líder não pode ter medo de iniciar conversas que precisam acontecer.

OTIMISMO E ENTUSIASMO – O líder pessimista se concentra no problema, o líder otimista focaliza a solução.

LEGITIMIDADE – Um líder precisa ter firmeza de caráter. O seu discurso precisa ser coerente com as suas atitudes, sem que precise se justificar para isso. O líder que aprender a fazer isso seguirá adiante de forma mais rápida, porque se move no poder da verdade.

ESTÍMULO – Um bom líder estimula o outro, ativa a sua mente, incita ou aumenta a sua atividade. O líder pleno sabe manter as coisas movimentadas, interessantes e divertidas. O líder precisa ser mestre em fazer perguntas penetrantes, aparentemente sem resposta.

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS – Um líder tem que ser capaz de resolver conflitos, utilizando-os como oportunidade para crescimento dentro da sua equipe.

TRABALHAR A ADVERSIDADE – Não há ambiente mais apropriado para conhecimento e crescimento que num grupo onde as pessoas são bem diferentes (o melhor laboratório de aperfeiçoamento para um líder).

Resultados do curso

– Autoconhecimento;

– Conhecimento e melhor entendimento do próprio estilo de liderança e o impacto de suas ações sobre as pessoas, a equipe e a organização;

– Exercício de liderança com mais segurança;

– Estímulo à abertura para o convívio com a diversidade e a busca por um clima de confiança e adaptabilidade frente às constantes mudanças.

Número de Participantes

Mínimo 15 alunos

Máximo 30 alunos

Datas: Em planejamento

Instrutores Alexandre Guilherme Geara Guedes

Avaliação Avaliação do processo de aprendizagem dar-se-á por exames escritos, análise do material construído individual e coletivamente pelos alunos e pelas tarefas extras.
Importante: Caro aluno após efetuar o pagamento, favor enviar o comprovante via e-mail scaneado ou via fax 41-3527-8650 informando para qual Curso fez a inscrição, para que sua vaga seja garantida.

Material de apoio

O curso contará com material de apoio para estudos e aprofundamentos, sendo entregue impresso e digitalizado em CD-R.

Geara & Guedes Coaching e Consultoria Organizacional
Rua Pres. Wenceslau, 114 – São José dos Campos – SP.
Fone: (12) 3018-7087 – Fax: (12) 3923-8467
Cel: (12) 8199-0077 ou (12) 8111-2034
E-mail: atendimento@ggco.com.br
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