Redes Sociais

Twitter Facebook

Moodle

Acesso ao Moodle

Newsletter




Educação

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


O novo Plano Municipal de Educação deverá avançar para além das conquistas de metas e estratégias para vencer obstáculos históricos da educação brasileira. O município precisa superar esses obstáculos para que a infância e a juventude tenham garantidos seus direitos e cuidados especiais para um desenvolvimento educacional harmonioso e adequado aos seus contextos.

Mais do que uma obrigação legal a elaboração do Plano Municipal de Educação é um compromisso moral com a educação do seu Município. Por isso, só pode ser construído a partir do seu contexto local, das suas realidades, dos seus anseios.

Temos as ferramentas para auxiliá-los a construir suas propostas, metas e estratégias para que seu Plano Municipal seja o mais real possível. Nossa proposta é trabalhar com você e com sua comunidade.

Por isso, conscientes de que o Plano Municipal de Educação (P.M.E.) não é um plano da Rede de Ensino do Municipal, mas um plano de Educação do Município nossa ação se pauta, desde o diagnóstico, estudos, elaboração de propostas, seminários, conferência final e envio à Câmara Municipal pelo envolvimento de toda a comunidade na tarefa de elaboração do Plano. Não fazemos o plano pelo Município. Auxiliamos, tecnicamente, o Município a elaborar seu plano.

Agimos com muito cuidado para que o plano esteja integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação (PNE), porém o cuidado maior é que ele esteja mais integrado, ainda, à realidade, à vocação, às políticas públicas do município e sua proposta de desenvolvimento, ou seja, o Plano Municipal deve, na prática, trazer resultados visíveis no desenvolvimento e na melhoria da educação local.

Nossa ação é sempre em parceria com as Secretarias Municipais de Educação a fim de possibilitar a participação dos agentes educacionais, bem como da comunidade envolvida no processo.

Proposta de Ação para  Plano Municipal de Educação

A organização e elaboração do o Plano Municipal de Educação exige uma ação que pode ter o seguinte detalhamento:

Detalhamento

  • Organizar os comitês de gestão da elaboração do Plano;
  • Organizar as atribuições de cada comitê com a respectiva legislação;
  • Realizar um seminário de lançamento da Elaboração do Plano com a presença de toda a sociedade civil organizada do município;
  • Realizar 03 (três) encontros de estudo para cada uma seguintes áreas:

– Ed Infantil

– Séries Iniciais

– Ed. De Jovens e Adultos

– Ed. Especial

– Ensino Fundamental (segundo segmento); ensino médio, ensino profissionalizante e ensino superior

  • Realização de um seminário com cada uma das modalidades para apresentação dos estudos e aprovação das propostas;
  • Realização da Conferência Municipal de Educação para aprovação do Plano Municipal de Educação;
  • Envio do Plano ao Legislativo Municipal para homologação.

Resumo:

02 seminários

01 Conferência

12 encontros de estudo

Atividade de organização do texto  final

Tempo: 6 a 8 meses.

Voltar para o Topo